TIREÓIDE SOB CONTROLE

ATEROSCLEROSE DEVE SER PREVENIDA

26 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SINDROME METABÓLICA, UMA DOENÇA MULTIDISCIPLINAR COM ÊNFASE NA ENDOCRINOLOGIA,

ONDE OS FATORES GATILHOS MAIS EVIDENTES, DIABETES MELLITUS TIPO 2, OBESIDADE INTRA VISCERAL, ABDOMINAL, CENTRAL, GORDURA ENTRE VÍSCERAS, ENTRE PULMÕES, CORAÇÃO, HIPERTENSÃO, DISLIPIDEMIA, COLESTEROL TOTAL, MAL COLESTEROL LDL, BOM COLESTEROL HDL, TRIGLICÉRIDES, METABOLOGIA E MUITO MAIS DENTRO DA ENDOCRINOLOGIA E NEUROENDOCRINOLOGIA, É CLARO COM OUTROS COMPROMETIMENTOS NÃO ENDÓCRINOS.

A síndrome metabólica, a cada dia que passa é acrescentado mais sinais e sintomas característico de uma síndrome. Entretanto esta síndrome vem cada vez mais incluindo outras áreas do conhecimento humano que extrapola em algumas opiniões uma única especialidade que no caso de hoje seria a Endocrinologia. Entretanto as áreas mais criticas e que geralmente são fatores desencadeantes esta dentro da especialidade da abdominal, nutrologia que esta ligado muito proximamente a endocrinologia ou a nutrição.

A metabologia é uma área eminentemente endócrina e também esta par e passo a síndrome metabólica. Não existe duvida de que a síndrome metabólica acaba comprometendo a pneumologia devido ao bloqueio visceral, a hipertensão que é moléstia vascular também fica comprometida, e inquestionavelmente ira desaguar seu comprometimento na área Cardiológica; também não devemos nos esquecer da dislipidemia com o comprometimento através do colesterol total, mal colesterol LDL, Bom colesterol HDL, triglicérides e até a genética, que estão direta ou indiretamente ligadas a Endocrinologia.

Infelizmente são áreas muito complexas onde nós médicos devemos ter uma visão mais holística da realidade, e não chegaremos a consenso enviando nossos pacientes para diversos especialistas que com experiência ou não poderão ter opiniões divergentes ou experiências diferentes. Portanto, devemos levarmos em consideração, que a síndrome metabólica afeta aproximadamente 50 milhões de americanos, 35 milhões de brasileiros, é uma epidemia mundial que tende a se agravar, pelas estatísticas mundiais, cerca de 7 % do adultos por volta de seus 20 anos e 40 % dos adultos em torno dos 40 anos se enquadram nesta síndrome; como já disse A síndrome metabólica é um conjunto de condições que ocorrem em conjunto e aumentam o risco para o AVC a doença cardíaca e diabetes.
Tendo apenas uma destas condições - aumento da pressão arterial, níveis elevados de insulina, excesso de gordura corporal em torno da cintura ou dos níveis de colesterol anormais - contribui para o risco de doenças graves e em combinação, o risco é ainda maior. Não há definição oficial da síndrome metabólica. Se estes fatores de risco, na verdade pode ser referido como uma síndrome ou não, eles representam uma condição médica crescente envolvendo múltiplas especialidades médicas. Esta coleção livre fornece insights valiosos sobre esta epidemia emergente de saúde médica e pública. Entretanto como mais de 60 % desta doença cíclica e extremamente grave e complexa de tratamento esta dentro da endocrinologia, ira acabar na mão do metabologista com visão holística e por final com seu agravamento em não sendo equacionada, com o cardiologista.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia –Neuroendocrinologista
CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1.Quais as consequências de uma diabetes mellitus tipo2 não tratada?
http://controladodiabetes.blogspot.com/


2.Síndrome metabólica e suas consequências um mal que se trata de um problema de saúde pública porque trata-la a tempo?
http://controladodiabetes.blogspot.com/


3. Diabetes mellitus tipo2 e hipertensão arterial um grave problema de saúde, porque sua associação leva o agravamento destas doenças?
http://diabetesmellitustipo2cia.blogspot.com/


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências Bibliográficas:
Nature Magazine Rew. Janeiro de 2011, Endocrinology and Metabology Rew Medscapdiabetes et endocrinology Gregory A. Nichols, PhD PUBLISH: 04/29/2010. Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/


Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

João Santos Caio Jr


Video


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17
Seguir no Google Buzz


16 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER OS NÍVEIS DE HEMOGLOBINA GLICADA (HbA1c) O MAIS PRÓXIMO DO NORMAL POSSÍVEL , MESMO ANTES DO DIABETES ESTABELECIDO,

NO PROGNÓSTICO DO RISCO DE DESENVOLVIMENTO DO DIABETES MELLITUS E DOENÇA CARDIOVASCULAR, BEM COMO PESSOAS QUE POSSUAM ANTECEDENTES FAMILIARES DE DIABETES MELLITUS, PARA QUE SEJA FEITO O DIAGNÓSTICO CORRETO NÃO BASTA APENAS EFETUAR A GLICEMIA DE JEJUM TAMBÉM, É NECESSÁRIO EFETUAR GLICEMIA PÓS-PRANDIAL(ALIMENTAÇÃO),CONFORME PROTOCOLO DA O.M.S.(ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE).

Ficou bem claro com pesquisas e estudos recentes, que os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) e de glicemia de jejum são similares para o diagnóstico de diabetes, entretanto o diagnóstico é corretamente segura em caso de ser feito uma avaliação com glicemia pós prandial,pois de 30 a 40 % dos pacientes com glicemia normal, apresentam valores positivos após este tipo de avaliação.
Caso contrario, o diagnóstico não estará completo. No entanto, mais importante do que diagnosticar diabetes, foi que os níveis da hemoglobina glicada (HbA1c) fazem a previsão de doença cardiovascular ou morte, entretanto, os níveis de glicemia de jejum não apontam para fatores de risco significativo. A utilidade adicional da medida dos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) pode justificar o custo maior que significa este exame, em comparação com a medida dos níveis de glicemia de jejum, que é um exame barato.
É importante se fazer um controle glicêmico rigoroso para se diminuir o risco do desenvolvimento de doença cardiovascular. Ficou demonstrado que altos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c), mesmo quando controlados, podem aumentar o risco do desenvolvimento de doença cardiovascular. Longe de se chegar a uma conclusão, o resultado desta observação, sugere que se mantendo os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) o mais próximo do normal possível, mesmo antes do diabetes estabelecido, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doença cardiovascular.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como saber mais:
1.É importante o controle da hemoglobina glicada mesmo antes do desenvolvimento do Diabetes Mellitus ? 
http://controladodiabetes.blogspot.com/

2.O risco do desenvolvimento de doença cardiovascular pode ocorrer se não houver controle dos níveis de hemoglobina glicada ? 

http://metabolicasindrome.blogspot.com/

3.Criança com estatura menor que para sua idade cronológica deve fazer avaliação para ver há necessidade de reposição de HGH ? 

http://crescimentojuvenil.blogspot.com/


PERMITIDO UTILIZAÇÃO PELOS AUTORES PROSPECTIVOS DO TRABALHO ACIMA, DESDE QUE CITADO OS CRÉDITOS DOS AUTORES PROSPECTIvOS E BIBLIOGRAFIAS DE REFERÊNCIA.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Medscap diabetes et endocrinology
Gregory A. Nichols, PhD PUBLISH: 04/29/2010.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Seguir no Google Buzz

5 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: LONGEVIDADE FUTURA COM QUALIDADE DE VIDA – O RESVERATROL ENCONTRADO EM CASCA DE UVA TIPO TANNAT PODE COMO ANTI-OXIDANTE,

EVITAR PROCESSOS INFLAMATÓRIOS NOS TECIDOS, COMO VASOS, GORDURA VISCERAL, GORDURA INTRA ABDOMINAL OU CENTRAL, AO LONGO DO TEMPO, QUE TRARÁ UM IMENSO BENEFÍCIO  COM O PASSAR DO TEMPO.

resveratrol, extraído da casca de uvas tipo Tannat cultivada no Uruguay, é um antioxidante que suprime a inflamação e pode retardar o estrago promovido por esta ação patológica (doença) em nosso organismo.
Dentre os alimentos comuns que contém o resveratrol temos as uvas, o vinho, amendoins, blueberries (fruta azul escuro) e Cranberries (fruta vermelha). O resveratrol foi demonstrado que retarda o envelhecimento, prolonga a vida e reduz os comprometimentos causados pelo processo de degeneração metabólicas com o passar do tempo, isto porque, aparentemente o resveratrol age sobre o gene associado à longevidade.
No momento, deduz-se que o resveratrol reduz o processo inflamatório que pode levar a doenças cardíacas, derrames (acidente vascular cerebral) e ao diabetes mellitus tipo 2Foram avaliadas 20 pessoas divididas em 2 grupos randomizados( aleatório), sendo que um grupo recebeu placebo (substância sem ação orgânica) e o outro recebeu um suplemento contendo de resveratrol. Os voluntários tomaram o suplemento 1 vez ao dia por 6 semanas.
Foi colhida uma amostra de sangue em jejum no início da avaliação, uma na 1ª semana, outra na 3ª semana e a última na 6ª semana do início da avaliação.
Os resultados mostraram que o resveratrol suprimiu a formação de “radicais livres”- moléculas instáveis conhecidas por causar stress oxidativo e liberar substâncias pró-inflamatórias no sangue, resultando em dano do revestimento interno dos vasos (endotélio) sanguíneos. O sangue em jejum colhido das pessoas que usaram placebo, não mostrou mudanças significativas dos marcadores pró-inflamatóriosEstes achados são consistentes com uma ação antiinflamatória do resveratrol.
Pessoas que usam o resveratrol também têm mostrado a supressão da proteína inflamatória fator de necrose tumoral e outros componentes que aumentam a inflamação dos vasos sanguíneos e interferem na ação da insulina, causando resistência à insulina e o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2, por este motivo e sugerido por tais pesquisas que se utilize em pacientes com síndrome metabólica, cuja as principais características estão ligadas a obesidade intra visceral, abdominal, central, diabetes tipo 2 ,dislipidemias 9 colesterol total, mal colesterol LDL, diminuição do bom colesterol HDL, hipertensão arterial, e problemas cardio vasculares e respiratórios. È claro que a ação não ocorre a curto prazo,mas é uma arma do arcenal terapêutico que pode ser útil a longo prazo.

↘Acesse nosso canal deixe seu like!



Dr. João Santos Caio Junior
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM: 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM: 28930



COMO SABER MAIS: 
1. O resveratrol pode ser visto como uma substância antioxidante e antinflamatória?                                                 http://obesidadecontrolada3.blogspot.com


2. Como o resveratrol tem propriedades antiinflamatórias ele pode ser usado na Síndrome Metabólica?
http://metabolicasindrome.blogspot.com


3. A obesidade intravisceral afeta o fígado?
http://gorduravisceral.blogspot.com

Referências Bibliográficas:
News release, University of Buffalo; Ghanim, H. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2010.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.

Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337/(11)5572-4848
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@vanderhaagenbrasil.com

Seguir no Google Buzz

4 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A SÍNDROME METABÓLICA



(SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE VISCERAL, INTRA-VISCERAL, ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DIABETES MELLITUS TIPO 2, AUMENTO DO MAL-COLESTEROL, DIMINUIÇÃO DO BOM-COLESTEROL, AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES, DIABETES) ESTÁ RELACIONADA COM O AUMENTO DA PRESSÃO INTRA-OCULAR (GLAUCOMA) QUE PODE INTERFERIR NA QUALIDADE DE VIDA PARA QUEM TEM LONGEVIDADE.

Foi realizado um estudo com 14.003 homens e mulheres de 18 a 83 anos, indivíduos aparentemente saudáveis, em que a pressão intra-ocular (PIO) era em média de 14,8 mm Hg o que é considerado normal. A pressão intra-ocular (PIO) foi examinada pelo tonômetro de sopro aparelho que mede a pressão dos olhos (intra - ocular). A pressão alta intra-ocular (PIO) foi definida como (PIO) maior que 21 mm Hg, quando não tem anormalidades intra-oculares, ou história anterior de tratamento para glaucoma, que é o nome técnico da pressão intra ocular (PIO) aumentada. 
Como critério, foi usada a definição de síndrome metabólica (obesidade visceral, gordura intra-abdominal, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, aumento do mal-colesterol, diminuição do bom-colesterol, aumento dos triglicérides), não citando problemas cardiovasculares. Nos indivíduos de ambos os sexos, a frequência de pressão intra-ocular (PIO) elevada, tinha relação direta com o aumento do número de componentes da síndrome metabólica (obesidade visceral, gordura intra-abdominal, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, aumento do mal-colesterol, diminuição do bom-colesterol, aumento dos triglicérides). Três dos componentes da síndrome metabólica (obesidade visceral, gordura intra-abdominal, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, aumento do mau-colesterol, diminuição do bom-colesterol, aumento dos triglicérides) foram relacionados com o aumento da pressão intra-ocular (PIO) .

A síndrome metabólica é um fator de risco para o aumento da pressão intra-ocular, portanto para se ter longevidade com qualidade de vida, que é de relevância, devemos evitar a Síndrome Metabólica de todas as maneiras, porque o aumento da pressão intra-ocular (glaucoma) pode ser uma das conseqüências da Síndrome Metabólica e comprometerá a qualidade de vida futura.


Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia - Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista - Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Síndrome Metabólica pode interferir na pressão intra-ocular...
http://metabolicasindrome.blogspot.com/

2. Hoje, como a média de anos de vida aumentou, é importante evitar ou tratar a Síndrome metabólica...
http://metabolicasindrome.blogspot.com/

3.Os comprometimentos da obesidade visceral são importantes...
http://gorduravisceral.blogspot.com/


Referências Bibliográficas:
K Imai, Hamaguchi M, Mori K, Takeda N, Fukui M, Kato T, Kawahito Y, S Kinoshita Kojima e T
1. Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Kyoto Provincial de Medicina de Kyoto, no Japão
2. Departamento de Inflamação e Imunologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Kyoto Provincial de Medicina de Kyoto, no Japão
3. Departamento de Endocrinologia e Metabologia, Hospital Memorial Murakami, Universidade Asahi, Gifu, Japão.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121122
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/


Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

João Santos Caio Jr


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz

3 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DIABETES MELLITUS TIPO 2 E DEPRESSÃO E SINDROME DO PÂNICO, UM PROBLEMA QUE PARECE SER BIDIRECIONAL,

O QUE COMPLICA O DIAGNOSTICO DE DEPRESSÃO BEM COMO DO DIABÉTICO, QUE APRESENTA MAIOR DIFICULDADE TERAPÊUTICA , SEJA NO DIABÉTICO TIPO 1, COM SEU PROBLEMAS GENÉTICOS OU NO DIABÉTICO TIPO 2, A MULHER ASSIM COMO O HOMEM PODE DESREGULAR OS HORMÔNIOS SEXUAIS,LEVAR À OBESIDADE,SINDROME METABÓLICA ONDE A DEPRESSÃO É FREQUENTE.

A relação entre diabetes e depressão parece ser bidirecional, ou seja, andam numa via de mão dupla, sugerindo que o diabetes mellitus tipo 2 aumenta o risco de desenvolvimento da depressão e sindrome do pânico e vice-versa, de acordo com observações recentes.Mulheres com depressão têm 17% mais probabilidade de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 e as que tomam anti depressivos têm 25% mais riscos de desenvolver diabetes mellitus em comparação com as que não têm depressão ou síndrome do pânico.
Depois do controle de outros fatores de risco para transtornos do humor, mulheres com diabetes mellitus tipo 2 apresentaram 29% maior risco de desenvolver depressão e síndrome do pânico. Mulheres que faziam uso de insulina para diabetes mellitus tipo 2 tinham um grau de risco bastante aumentado de desenvolver depressão e síndrome do pânico, cerca de 53% maiores que as mulheres que não tinham diabetes mellitus tipo 2.Estas observações foram independentes de qualquer fator sócio-econômico, demográfico, dietético e estilo de vida.O fator bidirecional, via de mão dupla, do diabetes mellitus tipo 2 e da depressão e síndrome do pânico, ficaram bem claros com estas observações.

Estas avaliações só vem confirmar as opiniões de vários cientistas, de que não é possível as doenças terem fatores únicos e isolados, mas que em sua maioria têm fatores multidirecionais e serem multidiciplinares, e fazendo com que doenças que pareciam de mais fáceis administrações cada vez se tornam mais complexas e interrelacionadas, assim como sua terapêutica. 


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologista – Neuroendocrinologia
CRM. 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM. 28930


Como Saber Mais: 
1.Mulher na menopausa está mais propensa a desenvolver diabetes mellitus tipo2 ... 

http://climateriocontrolado.blogspot.com/

2.A mulher obesa pode desencadear mais facilmente o diabetes, com isto ela fica mais suscetível a desenvolver depressão e a síndrome metabólica... 

http://climateriocontrolado.blogspot.com/

3.A Síndrome Metabólica traz graves conseqüências,está acompanhada frequentemente de diabetes tipo 2 ...
http://controlandomenopausaeclimaterio.blogspot.com/



AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.




Referências Bibliográficas:
· Archives of Internal Medicine
. National Institutes of Health and the National Alliance for Research on Schizophrenia and Depression.
· Medscape Medical News - November 23, 2010.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337  
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Seguir no Google Buzz