TIREÓIDE SOB CONTROLE

ATEROSCLEROSE DEVE SER PREVENIDA

16 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER OS NÍVEIS DE HEMOGLOBINA GLICADA (HbA1c) O MAIS PRÓXIMO DO NORMAL POSSÍVEL , MESMO ANTES DO DIABETES ESTABELECIDO,

NO PROGNÓSTICO DO RISCO DE DESENVOLVIMENTO DO DIABETES MELLITUS E DOENÇA CARDIOVASCULAR, BEM COMO PESSOAS QUE POSSUAM ANTECEDENTES FAMILIARES DE DIABETES MELLITUS, PARA QUE SEJA FEITO O DIAGNÓSTICO CORRETO NÃO BASTA APENAS EFETUAR A GLICEMIA DE JEJUM TAMBÉM, É NECESSÁRIO EFETUAR GLICEMIA PÓS-PRANDIAL(ALIMENTAÇÃO),CONFORME PROTOCOLO DA O.M.S.(ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE).

Ficou bem claro com pesquisas e estudos recentes, que os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) e de glicemia de jejum são similares para o diagnóstico de diabetes, entretanto o diagnóstico é corretamente segura em caso de ser feito uma avaliação com glicemia pós prandial,pois de 30 a 40 % dos pacientes com glicemia normal, apresentam valores positivos após este tipo de avaliação.
Caso contrario, o diagnóstico não estará completo. No entanto, mais importante do que diagnosticar diabetes, foi que os níveis da hemoglobina glicada (HbA1c) fazem a previsão de doença cardiovascular ou morte, entretanto, os níveis de glicemia de jejum não apontam para fatores de risco significativo. A utilidade adicional da medida dos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) pode justificar o custo maior que significa este exame, em comparação com a medida dos níveis de glicemia de jejum, que é um exame barato.
É importante se fazer um controle glicêmico rigoroso para se diminuir o risco do desenvolvimento de doença cardiovascular. Ficou demonstrado que altos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c), mesmo quando controlados, podem aumentar o risco do desenvolvimento de doença cardiovascular. Longe de se chegar a uma conclusão, o resultado desta observação, sugere que se mantendo os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) o mais próximo do normal possível, mesmo antes do diabetes estabelecido, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doença cardiovascular.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como saber mais:
1.É importante o controle da hemoglobina glicada mesmo antes do desenvolvimento do Diabetes Mellitus ? 
http://controladodiabetes.blogspot.com/

2.O risco do desenvolvimento de doença cardiovascular pode ocorrer se não houver controle dos níveis de hemoglobina glicada ? 

http://metabolicasindrome.blogspot.com/

3.Criança com estatura menor que para sua idade cronológica deve fazer avaliação para ver há necessidade de reposição de HGH ? 

http://crescimentojuvenil.blogspot.com/


PERMITIDO UTILIZAÇÃO PELOS AUTORES PROSPECTIVOS DO TRABALHO ACIMA, DESDE QUE CITADO OS CRÉDITOS DOS AUTORES PROSPECTIvOS E BIBLIOGRAFIAS DE REFERÊNCIA.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Medscap diabetes et endocrinology
Gregory A. Nichols, PhD PUBLISH: 04/29/2010.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Seguir no Google Buzz