TIREÓIDE SOB CONTROLE

ATEROSCLEROSE DEVE SER PREVENIDA

5 de dezembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: LONGEVIDADE FUTURA COM QUALIDADE DE VIDA – O RESVERATROL ENCONTRADO EM CASCA DE UVA TIPO TANNAT PODE COMO ANTI-OXIDANTE,

EVITAR PROCESSOS INFLAMATÓRIOS NOS TECIDOS, COMO VASOS, GORDURA VISCERAL, GORDURA INTRA ABDOMINAL OU CENTRAL, AO LONGO DO TEMPO, QUE TRARÁ UM IMENSO BENEFÍCIO  COM O PASSAR DO TEMPO.

resveratrol, extraído da casca de uvas tipo Tannat cultivada no Uruguay, é um antioxidante que suprime a inflamação e pode retardar o estrago promovido por esta ação patológica (doença) em nosso organismo.
Dentre os alimentos comuns que contém o resveratrol temos as uvas, o vinho, amendoins, blueberries (fruta azul escuro) e Cranberries (fruta vermelha). O resveratrol foi demonstrado que retarda o envelhecimento, prolonga a vida e reduz os comprometimentos causados pelo processo de degeneração metabólicas com o passar do tempo, isto porque, aparentemente o resveratrol age sobre o gene associado à longevidade.
No momento, deduz-se que o resveratrol reduz o processo inflamatório que pode levar a doenças cardíacas, derrames (acidente vascular cerebral) e ao diabetes mellitus tipo 2Foram avaliadas 20 pessoas divididas em 2 grupos randomizados( aleatório), sendo que um grupo recebeu placebo (substância sem ação orgânica) e o outro recebeu um suplemento contendo de resveratrol. Os voluntários tomaram o suplemento 1 vez ao dia por 6 semanas.
Foi colhida uma amostra de sangue em jejum no início da avaliação, uma na 1ª semana, outra na 3ª semana e a última na 6ª semana do início da avaliação.
Os resultados mostraram que o resveratrol suprimiu a formação de “radicais livres”- moléculas instáveis conhecidas por causar stress oxidativo e liberar substâncias pró-inflamatórias no sangue, resultando em dano do revestimento interno dos vasos (endotélio) sanguíneos. O sangue em jejum colhido das pessoas que usaram placebo, não mostrou mudanças significativas dos marcadores pró-inflamatóriosEstes achados são consistentes com uma ação antiinflamatória do resveratrol.
Pessoas que usam o resveratrol também têm mostrado a supressão da proteína inflamatória fator de necrose tumoral e outros componentes que aumentam a inflamação dos vasos sanguíneos e interferem na ação da insulina, causando resistência à insulina e o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2, por este motivo e sugerido por tais pesquisas que se utilize em pacientes com síndrome metabólica, cuja as principais características estão ligadas a obesidade intra visceral, abdominal, central, diabetes tipo 2 ,dislipidemias 9 colesterol total, mal colesterol LDL, diminuição do bom colesterol HDL, hipertensão arterial, e problemas cardio vasculares e respiratórios. È claro que a ação não ocorre a curto prazo,mas é uma arma do arcenal terapêutico que pode ser útil a longo prazo.

↘Acesse nosso canal deixe seu like!



Dr. João Santos Caio Junior
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM: 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM: 28930



COMO SABER MAIS: 
1. O resveratrol pode ser visto como uma substância antioxidante e antinflamatória?                                                 http://obesidadecontrolada3.blogspot.com


2. Como o resveratrol tem propriedades antiinflamatórias ele pode ser usado na Síndrome Metabólica?
http://metabolicasindrome.blogspot.com


3. A obesidade intravisceral afeta o fígado?
http://gorduravisceral.blogspot.com

Referências Bibliográficas:
News release, University of Buffalo; Ghanim, H. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2010.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.

Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337/(11)5572-4848
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@vanderhaagenbrasil.com

Seguir no Google Buzz